terça-feira, 22 de junho de 2010

PROFORMAÇÃO


Universidade Federal de Roraima

Centro de Educação - CEDUC

Curso de Pedagogia

Disciplina: - PE419 – Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas a Aplicadas à Educação

Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque

Acadêmicas: Adriana Corrêa Pereira

Daniela Pereira da Silva

Euliene Batista Nascimeto

Marília Batista Rodrigues


PROFORMAÇÃO EM RORAIMA



O Proformação em Roraima teve inicio no ano de 2004, cujo público alvo destinava-se aos professores leigos, para o exercício do Magistério Nível Médio.

Os encontros ocorriam à distância e presenciais quinzenais (sábados) ocorrendo a utilização de atividades à distância orientadas por material impresso e videográfico atividades presenciais, concentradas nos períodos de férias escolares, e atividades de prática pedagógica nas escolas dos professores cursistas, acompanhadas por tutores e distribuídas por todo o período letivo.

Os tutores do curso deveriam possuir formação na área de atuação disciplinar.

Segundo a Coordenadora Metânia Guedes da Silva: “O Proformação no Estado de Roraima teve seu término no ano de 2006, formando 324 professores que trabalham atualmente na rede estadual e municipal.”

A informação possui embasamento na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96:.

“Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: (Redação dada pela Lei nº 12.014, de 2009)

I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio; (Redação dada pela Lei nº 12.014, de 2009)

II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; (Redação dada pela Lei nº 12.014, de 2009)

III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim. (Incluído pela Lei nº 12.014, de 2009)”.

PROFUNCIONÁRIO EM RORAIMA




O Profuncionário é um curso de Educação à Distância (EaD), com encontros presenciais que ocorrem em intervalos de dez dias. Destina-se aos funcionários da educação das escolas de rede municipal e estadual. É um curso técnico com duração de 1 (um) ano e 6 (meses) carga horária de 1260 horas, dividido em 16 módulos dos quais, 10 módulos são voltados para a área pedagógica e 6 módulos são específicos de cada curso. O Profuncionário forma os profissionais nas seguintes habilitações:

  • Gestão Escolar (voltado para funcionário das secretarias de escolas),

  • Alimentação Escolar (merendeiras das escolas),

  • Multimeios Didáticos (professores da sala de leitura e/ou professores da biblioteca das escolas),

  • Meio Ambiente e Manutenção da Infra-Estrutura Escolar (Funcionários do serviço gerais da escola).

Os encontros presenciais ocorrem no Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima- CEFORR e no Instituto Federal de Roraima- IFRR.

O curso Profuncionário em Roraima teve inicio em Fevereiro de 2009, contabilizando hoje 519 cursistas dos municípios de: Boa Vista, Alto Alegre, Cantá e Mucajaí. O curso possui previsão de adesão dos outros municípios do Estado a partir do segundo semestre.

O objetivo do Profuncionário é formar todos os funcionários de cargos efetivos da Educação em Nível Médio Técnico. Os professores ministrantes do curso recebem classificação de tutores, devendo ser formados em Nível Superior e Licenciatura. O programa atende mais de 1.500 funcionários nos 15 municípios do Estado.

No dia 03 de março de 2010, ocorreu no auditório do Palácio da Cultura a aula inaugural do Programa de Capacitação PROFUNCIONÁRIO.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Educação Luciano Moreira, além de representantes da Universidade Virtual de Roraima – Univirr, Secretaria Municipal de Educação, Instituição Federal de Educação Tecnológica – IFET/RR e do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima – CEFORR responsável pela coordenação do curso.

Cerca de 60 servidores que atuam na área educacional, mas não em sala de aula, serão capacitados pelo programa. Serão oferecidos quatro cursos na área técnica com duração de dois anos. São eles: técnico em gestão escolar; técnico em alimentação escolar, técnico em multimeios didáticos e técnico de infra-estrutura, material e ambiental.

Os cursos já estão sendo realizados nos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí e Cantá. A previsão é que a partir de outubro sejam beneficiados os funcionários dos demais municípios do Estado de Roraima.

PROINFANTIL EM RORAIMA



O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.

O Proinfantil tem como objetivos:

  • Valorizar o magistério;
  • Oferecer condições de crescimento profissional e pessoal ao professor;
  • Contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a cinco anos;
  • Elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes;
  • Auxiliar estados e municípios a cumprirem a legislação vigente habilitando em Magistério para a Educação Infantil os professores no exercício da profissão.

O curso possui duração de 2 anos e carga horária de 3200 horas que são dividas em 4 módulos de 800 horas cada.

O Professor ao fim do curso estará qualificado para:

  • Dominar o instrumental necessário para o desempenho de suas funções de educar e cuidar das crianças;
  • Compreender a instituição de educação infantil como espaço coletivo de educar e cuidar das crianças de zero a cinco anos, em parceria com a família e a comunidade;
  • Comprometer-se com o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças;
  • Promover ações que assegurem um ambiente saudável e ecológico na instituição de educação infantil;
  • Refletir sobre sua própria prática de modo a buscar a coerência entre o fazer pedagógico e as concepções teóricas;
  • Desenvolver metodologias e estratégias de intervenção pedagógica adequadas às crianças, na perspectiva da indissocialbilidade entre educar e cuidar;
  • Apropriar-se do conhecimento de teorias e pesquisas desenvolvidas na área da educação e do desenvolvimento de crianças de até seis anos;
  • Dominar os princípios científicos e tecnológicos que sustentam a moderna produção de conhecimento da vida contemporânea.

Composição dos Módulos:

  • fase presencial – realizada no início do semestre, durante as férias escolares;
  • estudos e atividades individuais;
  • reuniões com os tutores – aos sábados;
  • prática pedagógica supervisionada;
  • serviços de apoio a aprendizagem.

Todo este trabalho se sustenta em um material pedagógico específico de educação a distância, em um sistema de apoio à aprendizagem com acompanhamento e em um sistema de comunicação que permitem ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer suas dúvidas recebendo assim, uma formação consistente.

Matriz Curricular

A matriz curricular está estruturada em seis áreas temáticas, que congregam:

Base Nacional do Ensino Médio:

  • Linguagens e Códigos [Língua portuguesa];
  • Identidade, Sociedade e Cultura [Sociologia, Filosofia, Antropologia, História e Geografia];
  • Matemática e Lógica;
  • Vida e Natureza [Biologia, Física e Química].

Formação Pedagógica:

  • Fundamentos da Educação [Fundamentos Sociofilosóficos, Psicologia e História da Educação e da Educação Infantil];
  • Organização do Trabalho Pedagógico [Sistema Educacional Brasileiro, Bases Pedagógicas do Trabalho em Educação e Ação Docente na Educação Infantil].
  • Os campos do conhecimento serão trabalhados por eixos integradores, criando espaços de interdisciplinaridade. Às áreas do núcleo comum, acrescentam-se as seguintes partes diversificadas a serem determinadas pelos estados:
  • Projeto de trabalho e intervenção sobre temas de interesse local;
  • Língua estrangeira eleita pelo estado para compor o currículo pleno.

Como funciona:

O Proinfantil é uma parceria entre o Ministério da Educação – MEC por intermédio da Secretaria de Educação Básica e da Secretaria de Educação - SEB a Distância –SEED, os estados e os municípios interessados. As responsabilidades são estabelecidas em um Acordo de Participação, assinado pelas três esferas administrativas.

Quando e onde acontece:

No segundo semestre de 2005, o Proinfantil iniciou em 88 municípios de 4 estados: Ceará, Goiás, Rondônia e Sergipe. Esse Grupo Piloto, atende atualmente a 1.010 professores da educação infantil, sendo que a conclusão do curso, para estes professores, estão ocorrendo a partir de agosto de 2007.

Em 2006, aderiram ao programa os estados de Alagoas, Bahia, Piauí e Amazonas e os estados do Ceará e Rondônia ampliaram o programa no estado. Esse Grupo 1, iniciado em janeiro de 2006, atende atualmente a 1.867 professores de 103 municípios destes estados. Estes professores receberão sua certificação de Ensino Médio, na modalidade Normal, em dezembro de 2007. Em maio de 2007, o programa atende o total de 2.877 professores de191 municípios brasileiros.

Diretrizes para a implementação do Programa

A implementação do Proinfantil é descentralizada e estabelece parceria entre a União, os estados e municípios. A estrutura organizacional é composta pelos níveis nacional, estadual e municipal.

O Pro Infantil em Roraima em composto por 5 agências formadoras as chamadas AGF’s. As AGF’s foram criadas com o objetivo de melhorar o desempenho e a acessibilidade do curso, desta forma o número de participantes nos encontros presenciais torna-se satisfatório. Cada pólo de uma AGF é composto por municípios próximos a ela. As AGF’s são:

  • Boa Vista: Amajarí, Cantá e Boa Vista;
  • Bonfim: Bonfim;
  • Iracema: Mucajai e Iracema;
  • Uriamutã: Uriamutã;
  • São Luís do Anauá: Caroebe, Entre Rios, Rorainopólis, São João da Baliza.

AGÊNCIA FORMADORA DE

BOA VISTA

Esc. Est. Profª Mª das Dores Brasil

COORDENAÇÃO

MEMBRO

FUNÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Maria Francisca de Faria Queiroz Castro

Supervisora de Curso

Ciências Sociais/Especialização em Educação a Distância

Maria Gorete Aires Alencar Ferreira

Articuladora Pedagógica da Educação Infantil/APEI

Pedagogia/Especialização Educação Escola

Maria de Fátima Gregoratto

Membro

Artes/ Especialização em Tecnologia Educacional

PROFESSORES FORMADORES

PROFESSOR FORMADOR

ÁREA TEMÁTICA

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Célia Maria Mota Brilhante

Fundamentos da Educação

Pedagogia / cursando Especialização em Psicopedagogia

José Airton da Silva Lima

Organização do Trabalho Pedagógico

Mestre em educação.

Francisco Mário Ribeiro Castro

Identidade, Sociedade e Cultura

Lic. Plena Filosofia

Silvana Stimer

Vida e Natureza

Biologia

Emidio Saldanha Braga

Matemática

Matemática

Francisca Ângela Oliveira Sousa

Linguagens e Códigos

Letras/Especialização em Psicopedagogia

Valeria Delfim Yanagui

Língua Estrangeira

Letras – Habilitação Espanhol

Os tutores do Pro Infantil possuem formação em nível de graduação e especialização na área disciplinar ministrada.

No dia 15 de março de 2010 a Secretaria da Educação, Cultura e Desportos (SECD) por meio do Centro Estadual de Formação dos Professores da Educação de Roraima (CefoRR) iniciou a 1ª formação de professores formadores e tutores do Proinfantil.

Durante a capacitação, os professores formadores participarão da palestra “A educação infantil no contexto atual” (ministrada pela professora doutora Maria do Carmo, coordenadora geral do Proinfantil em Rondonia), de mini-cursos sobre História e Legislação e Infância, e Filosofia e Cultura e Infância.

Além disso, os professores conhecerão melhor a estrutura e o funcionamento do Programa.

Participaram da capacitação professores de sete municípios de Roraima: Boa Vista, Amajarí, Cantá, Uiramutã, Caroebe, Iracema e Mucajaí. Os professores formadores irão repassar conteúdos de diversas disciplinas aos docentes que participarão do curso durante as aulas presenciais.

Organização Promotora

A implementação do PROINFANTIL é descentralizada, prevendo uma estrutura organizacional em três níveis, os quais deverão funcionar de maneira integrada, com funções e responsabilidades específicas. São eles:

      • Componente NacionalCoordenação Nacional Proinfantil e Universidade Federal de Rondônia;
      • Componente Estadual – Secretaria de Educação, Cultura e Desportos eo Centro Estadual de Formação os Profissionais de Educação de Roraima – CEFORR;
      • Componente Municipal – Amajarí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luis do Anauá e Uiramutã.

A parceria é formalizada por meio da assinatura de um acordo de participação, que deve reger as ações nas diferentes esferas.

Unidade Administrativa: Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto-SECD e Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima-CEFORR.

ANEXOS


CONSIDERAÇÕES FINAIS


De acordo com o tema abordado, o Proformação utiliza para sua consecução atividades à distância. Desta forma a uma quantidade significativa de professores sendo beneficiados com orientações e conteúdos pedagógicos de qualidade.

Portanto, esta pesquisa foi muito benéfica e construtiva para o nosso conhecimento como futuros professores, porque eleva o nosso nível de conhecimento e nos dão uma competência profissional para executarmos em sala de aula


REFERÊNCIA


GOVERNO DE RORAIMA. AGÊNCIA RORAIMENSE DE NOTÍCIAS – ARN. Disponível em: http://www.portal.rr.gov.br/arn/index.php?option=com_content&task=view&id=1957. Acesso em: 10 de junho de 2010.

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS - SECD. Disponível em: http://www.educacao.rr.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=810&Itemid=29. Acesso em: 10 de junho de 2010.

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS - SECD. Disponível em: http://www.educacao.rr.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1152&Itemid=29. Acesso em: 10 de junho de 2010.

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS - SECD. Disponível em: http://www.educacao.rr.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1023&Itemid=29. Acesso em: 10 de junho de 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Governo Federal, Secretaria de Educação Básica, Diretoria Política de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica. Orientações Gerais. 2ª. Edição atualizada e revisada, 2008. Universidade de Brasília – UnB.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 28 de maio 2010.

PROINFANTIL RORAIMA. Disponível em: http://proinfantilrr.wordpress.com/agf-boa-vista-2/. Acesso: 10 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário